Os 5 passos para criar uma Iniciativa popular través da internet

1 - Definir qual o Projeto de Lei que será apresentado, e para qual casa legislativa Municipal, Estadual ou Federal, ou se será um Projeto de lei ou Proposta de Emenda Constitucional já proposto por um parlamentar, e que vai ser endossado através da Iniciativa popular.

2 - Formar uma equipe que conte com a orientação de um advogado para verificar a legalidade do projeto de lei (caso seja um projeto de lei novo), um programador para a instalação do site e um web designer para ajustes do visual do site.

https://github.com/votolivre/sistema-de-votacao

O Link acima está hospedado no site de compartilhamento de código GITHUB. Você precisa ter o programa GIT instalado no seu sistema e pode fazer o download de todo o código fonte do sistema utilizando o seguinte comando:

git clone https://github.com/votolivre/sistema-de-votacao.git

é necessário ter conhecimentos de programação para instalar e para modificar o código para o seu uso. O código neste repositório é feito na linguagem Perl, com banco de dados MySQL, e está semelhante ao código que está sendo utilizado no site votolivre.org. é possível também sugerir e publicar melhorias e modificações, são muito bem vindas e serão revertidas para a comunidade.

3 - Montar uma planilha de custos com os gastos mínimos com o registro de domínio do site, hospedagem do sistema, ajuste de programação, certificação digital e criação de uma associação para a filiação da certificação digital e outros custos adicionais que sejam necessários.

A Certificação Digital da Certisign, Site Seguro, que faz parte da estrutura filiada ao ICP-Brasil, que garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, custa R$ 1.890,00 a certificação anual. - Leia sobre validade jurídica neste link - http://www.votolivre.org/validade-juridica.html

Os recursos podem ser conseguidos através de projeto de financiamento coletivo no site www.catarse.me, ou doação.

4 - Montar uma Associação Jurídica para possibilitar a aquisição da certificação digital do site, ou utilizar uma que já exista.

Neste link está a documentação para download do Estatuto e Ata de uma Associação Para Encaminhamento Legislativo Autônomo - APELA, para que possa ser contratado o serviço de certificação digital.

5 - Montar o site, colocar no ar e começar a coleta de votos na lei.

Banner Info

Clique na imagem para fazer o download

Banner Verde

Clique na imagem para fazer o download

Banner Branco

Clique na imagem para fazer o download

© 2010 VOTOLIVRE.ORG | A democracia exercida de forma LIVRE e DIRETA.